Postagens mais visitadas

sexta-feira, 5 de março de 2021

O homem que amava os cachorros - Leonardo Padura


No estilo de romance policial, Padura reconstroi o assassinato de Trotski por Ramon Mercader, ex-soldado revolucionário na Espanha republicana. Contratado pela NKVD, Mercader, antes um ingênuo revolucionário, torna-se uma máquina de obedecer e é por suas mãos que morreria Trotski, perseguido pelo Stalin ao tempo de seu isolamento no poder, eliminando antigos e novos adversários. Não da revolução, necessariamente, mas da concorrência pelo poder soviético.

 

Comentário.

Por meio de qual alquimia um revolucionário se transforma numa máquina de matar e elimina outro revolucionário? Como um bravo e romântico revolucionário  é desconstruído e tornado num assassino? Como o maior revolucionário da história é acuado até a última de suas forças e eliminado em sua própria residência?

Essa é a história de lutas e traições da luta, mas também da espiral revolucionária comandada pelos bolcheviques, que souberam lidar com os reveses externos, mas também não souberam comandar a luta e a construção interna da URSS. Stálin é apenas o corolário dessa história.

O mérito de Leonardo Padura é ter descrito essa história em romance policial, magistralmente escrito de acordo com este estilo.

Nenhum comentário: