Postagens mais visitadas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Filosofia para iniciantes.

FEARN, Nicholas. Aprendendo a Filosofar, em 25 lições. Do poço de tales à desconstrução de Derrida. Rio de Janeiro, Zahar, 2004 (2001).

A leitura deste foi realizada em Outubro de 2007. Logo no início, o autor prepara o leitor para o livro:
"Para pensar racionalmente é preciso lançar mão da ferramenta filosófica certa na hora certa..." (p. 7).
Muito bem. Para um livro de introdução à filosofia ele pretende dar um pouco mais que isso: o ensino de alguns "truques" - ferramentas de pensamento. É válido? Acredito que sim. A linguagem clara, fixada pela boa tradução (Maria Luiza X. de A. Borges), aliada a uma descrição despretensiosa, faz desse livro uma boa introdução à filosofia.
Os truques, quer dizer, as ferramentas de pensamento, ficam por conta do leitor relacioná-las ao filósofo em questão. Por exemplo, descobrir o porquê do "poço de tales", da "navalha de Occam", etc.
Ademais, no meu entendimento, ele cumpre - ao menos parcialmente - o objetivo proposto: demonstrar não apenas o que os filósofos pensaram, mas também como pensaram.  Parcialmente, pois sendo um livro de introdução é preciso aprofundar mais para saber bem dos filósofos. Para quem quiser ficar, por enquanto, apenas neste livro, também recomendo. É possível consultá-lo sempre que se quiser tirar uma dúvida ou iniciar um pequeno debate, pois o autor quer que o livro sirva também a um objetivo prático: "Só sabemos verdadeiramente uma coisa quando já a aplicamos..." (p.08). Daí ele oferecer as tais "ferramentas".


Se alguém ler e quiser "discutir" algum capítulo em especial, mande e-mail ou entre em contato pelo face.
Euclides Roberto.

Nenhum comentário: